Notícias 20/02/2020 - 15:08 - Marizan Carvalho Silva

Fórum Estadual de Educação participa de Evento em Comemoração aos 30 anos da UNITINS

Professor Alan BITAR, Coordenador-geral da FEE-TO e Professora Doutora Maria  do Rosário Cassimiro, primeira reitora da UNITINS. Professor Alan BITAR, Coordenador-geral da FEE-TO e Professora Doutora Maria do Rosário Cassimiro, primeira reitora da UNITINS. -
Auditório do Palácio Araguaia, durante  solenidade de homenagens pelos 30 anos da UNITINS. Auditório do Palácio Araguaia, durante solenidade de homenagens pelos 30 anos da UNITINS. -

Aconteceu no dia 18 de fevereiro de 2020, no auditório do Palácio Araguaia,  solenidade de comemoração pelos 30 anos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Em três décadas, a Unitins já formou e diplomou cerca de 90 mil profissionais em todas as áreas de conhecimento e em todas as regiões do País. No Tocantins, está presente atualmente com câmpus nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins. Além disso, possui unidades de pesquisa nos municípios de Formoso do Araguaia, Miranorte, Araguaína e está presente em Porto Nacional com o Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta) e o Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasi.

A Unitins tem cerca de 2.500 acadêmicos matriculados por semestre em 15 cursos de graduação presenciais e gratuitos.

A solenidade contou com a presença do governador do Estado, Mauro Carlesse; o vice-governador, Wanderlei Barbosa; o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade; o reitor da Unitins Augusto Rezende, a Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar e do Coordenador Geral do Fórum Estadual de Educação ( FEE-TO), Alan BITAR.  Entre os homenageados estava a primeira reitora da UNITINS, a Professora Doutora Maria do Rosário Cassimiro ( 1990 -1991). 

Em seu prounciamento Alan BITAR destacou a importância do papel da UNITINS para o povo tocantimense e para a formação e valorização da Educação no Estado. " Parabenizo a UNITINS pelos 30 anos de serviços prestados ao Tocantins. O Fórum Estadual de Educação sente-se honrado por tê-la como parceira institucional nas discussões que envolvem a Educação como um todo", destacou.

A UNITINS faz parte do Fórum Estadual de Educação sendo atualmente representada pela professora Elizabeth Toledo.