Notícias 13/07/2020 - 13:35 - Alcione Luz/Governo do Tocantins

Educação anuncia formação continuada a professores e gestores das redes municipais de ensino em cooperação com a Undime

Em reunião com a Undime, a titular da Seduc, Adriana Aguiar, socializou as ações da Pasta em andamento e as que estão em planejamento - Mateus Oliveira/Governo do Tocantins Em reunião com a Undime, a titular da Seduc, Adriana Aguiar, socializou as ações da Pasta em andamento e as que estão em planejamento - Mateus Oliveira/Governo do Tocantins - ASCOM - SEDUC

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, reuniu-se com o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Tocantins, Wesley Lopes Fonseca, na tarde dessa quarta-feira, 8, para discutir o fortalecimento das ações colaborativas em prol da educação pública no Tocantins.

Durante o encontro, a secretária anunciou a oferta de formação continuada aos professores e gestores da rede municipal. Serão disponibilizadas 12 mil vagas, em cinco cursos on-line, por meio da plataforma Moodle. Os cursos serão realizados em cooperação com a Undime. A formação será lançada no próximo dia 15, e as inscrições realizadas no período de 22 a 29 de julho.

Adriana Aguiar socializou as ações da Pasta, em andamento, e que estão em planejamento, sobretudo as de formação continuada, que já atendem a cerca de 12 mil servidores da rede estadual.  “Foi uma tarde muito produtiva de socialização de ações. Ocasiões como essa fortalecem a visão municipalista do Governo do Estado. Nós precisamos visualizar êxito a todos os alunos, independente da rede. Neste momento, em face da pandemia, um desafio comum em ambas as redes, lançamos essa formação, um benefício em execução na rede estadual que será estendido aos profissionais da educação municipal”, ressaltou a secretária.

Na reunião, a gestora da Seduc destacou a entrega de kits de alimentação e higiene pessoal a todos os estudantes da rede estadual de ensino, que já está numa segunda etapa, e reforçou o compromisso do Governo na distribuição de alimentos às famílias dos estudantes matriculados nas redes municipais de ensino, como parte da política de enfrentamento ao novo coronavírus. Os kits já foram entregues em Araguaína e, nesta semana, começaram a ser distribuídos nas cidades da região do Bico do Papagaio, extremo norte do Estado.

Na pauta, a titular da Seduc abordou, ainda, ações importantes, como a retomada do ano letivo 2020, o Prêmio Gestão Escolar e o Programa Olhar Atento, que oferece apoio socioemocional aos profissionais e estudantes da educação, por meio de palestras, cursos e atendimentos on-line.

O presidente da Undime Tocantins destacou a importância do diálogo em busca da melhoria na educação do Estado. “Eu agradeço esse momento porque a gente precisa dialogar e discutir ações em prol daquilo que almejamos, que é o melhor para a nossa educação. Saio dessa reunião cheio de expectativas, e os esclarecimentos e orientações serão levadas aos municípios, sobretudo quanto a essa formação muito importante aos nossos professores e gestores da educação infantil, que a rede estadual disponibilizou para as redes municipais”, pontuou.

Na reunião, Wesley Lopes apresentou demandas dos dirigentes municipais de educação no Tocantins, e a titular da Seduc propôs reuniões periódicas para a articulação de ações dos órgãos envolvidos.

Também participaram do encontro o secretário executivo da Seduc, Robson Vila Nova, as servidoras da Seduc, Odaléa Barbosa de Souza, assessora de Apoio aos Municípios, Celestina Maria Pereira de Souza, Gerente de Formação e Apoio à Pesquisa, e Solange Rodrigues, secretária executiva da Undime.

Municipalismo

Cabe destacar que na atual gestão da Seduc, o municipalismo das ações ganhou maior destaque com a elevação do setor de apoio aos municípios de gerência - vinculada a uma diretoria e a uma superintendência – a assessoria ligada diretamente ao gabinete da secretária. Além disso, como forma de assessorar as políticas públicas para a educação infantil, foi criada, no organograma da Seduc, uma Unidade Técnica Executiva (UTE) para esta área, que é de responsabilidade dos municípios.

Apoio às redes e sistemas de ensino

Durante a reunião, foram discutidas, ainda, estratégias de fortalecimento e apoio quanto à institucionalização das redes e sistemas de ensino. O objetivo é esclarecer sobre as diferentes atribuições institucionais e as ações para o fortalecimento do ensino e da aprendizagem. “Hoje existem dúvidas sobre o que são e quais as diferenças entre redes e sistemas de ensino. Por isso precisamos auxiliar os municípios no sentido de identificar atribuições e traçar estratégias colaborativas dentro de seu contexto”, completou Odaléa Barbosa de Sousa Sarmento, assessora de Apoio aos Municípios da Seduc.