Notícias 17/09/2020 - 08:27 - Marizan Carvalho Silva

Revista Humanidades & Inovação da Unitins publica edição com dossiê temático Amazônias

Revista Humanidades & Inovação da Unitins publica edição com dossiê temático Amazônias. Edição conta com 38 trabalhos que tratam de temas da educação nos diversos territórios que formam as amazônias. Revista Humanidades & Inovação da Unitins publica edição com dossiê temático Amazônias. Edição conta com 38 trabalhos que tratam de temas da educação nos diversos territórios que formam as amazônias. - ASCOM/UNITINS

Já está disponível a edição v 7, nº 15, da Revista Humanidades & Inovação, com dossiê temático Amazônias, organizado pelas pesquisadoras Jocyléia Santana, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Kyldes Batista Vicente, professora e pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). A edição contemplou 38 trabalhos. As Amazônias, segundo as editoras, são os territórios, as culturas e as diversas populações presentes nos inúmeros movimentos sociais protagonizados pelos grupos que representam a região.

 

“A pesquisa sobre as Amazônias objetiva incluir os excluídos da história, mulheres, negros, campesinos, artesãos e todos os que permanecem lutando pelo reconhecimento de suas produções culturais, educacionais, sociais, políticas e econômicas. Todos os que pleiteiam políticas que atendam às suas singularidades”, destaca o editorial da edição. “É leitura para ouvir o barulho das águas, mas também as diversas vozes: de negros, de brancos, de índios, de militares, de comerciantes e de ribeirinhos. E compreender também mais uma parte da história da gente, ‘amazônias’”, recomenda.

 

A professora Jocyléia explica que o dossiê temático nasceu da necessidade de dar publicidade às pesquisas na área da educação produzidas pelos grupos de pesquisa do CNPq e nas universidades do Norte do Brasil, a partir construção do doutorado em educação em rede (PGEDA) que conta com 19 universidades da região Norte e a parceria com a Universidade Estadual do Pará (UEPA) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad Amazônia).

 

“A revista foi tão divulgada na região que tivemos mais 100 trabalhos inscritos e escolhemos 38. Sucesso total e temática atual nas redes sociais e no mundo global”, ressalta Jocyléia.

 

Para a professora Kyldes, a parceria com as instituições do Norte do Brasil é importante para o fortalecimento da Unitins. O dossiê é resultado desse diálogo com instituições que pesquisam e se preocupam com o desenvolvimento na região. “Recebemos um número expressivo de manuscritos e os que não foram selecionados para o dossiê Amazônias estão sendo avaliados para outros dossiês da revista”, acrescenta a editora da revista Humanidades & Inovação.

 

Com informações do Portal UNITINS.

LINK DA REVISTA HUMANIDADES & INOVAÇÃO:   https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/80