Notícias 18/03/2021 - 16:57 - Marizan Carvalho Da Silva

Professora Maria de Lourdes lança obra sobre o ensino de História nas escolas

Professora Maria de Lourdes (Malú) autora do livro Professora Maria de Lourdes (Malú) autora do livro " Narrativas do Ensino de história" (Editora Nagô) - ASCOM/FEETO
Livro Livro "Narrativas do ensino de história." (Editora Nagô) - Editora Nagô

"Narrativas do Ensino de História" é o novo livro da professora Maria de Lourdes Leôncio Macedo (Malú), lançado na programação de abertura da  3ª  Reunião Científica Regional Norte da ANPEd- NORTE, que acontece de 17 a 20  de março de 2021, na plataforma virtual da Universidade Federal do Tocantins. A ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - é uma entidade sem fins lucrativos que congrega programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área. Ela tem por finalidade o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social.

A obra "Narrativas do ensino de História", prefaciada pela orientadora professora na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Doutora Jocyleia Santana, debate como o ensino de história vem passando por um longo processo de revisão e reformulação, ampliando as fronteiras do conhecimento histórico.  Para a Doutora Jocyleia, a análise de tal processo não pode ser feita sem levar em conta as mudanças ocorridas nos métodos da pesquisa histórica e na diversifcação das fontes e das abordagens que se refletiram na escrita e no ensino da disciplina de História. É uma obra sobre metodologia e ações nas salas de aulas de escolas tocantinenses através de uma narrativa concreta do exercício da docência de professores que ensinam criticidade histórica a seus alunos.

A obra  que reune vozes de docentes e discentes, é fruto das preocupações da autora, a professora Maria de Lourdes (Malú) e traz em suas narrativas o desejo de tornar o ensino de história uma prática transformadora, sem deixar de considerar as competências, as habilidades, as palavras, as ideias e as representações da prática do ensino de história A obra traz ainda reflexões e conhecimentos sobre o fazer pedagógico no contexto do ensino de história nas escolas.  "A autora nos traz uma história escrita com paixão; paixão por sua terra, por suas raízes e seu povo", destaca professora Jocyleia.

A autora, acredita que é na busca de resultados efetivos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de história, bem como na percepção dos "olhares" de professores e estudantes para essa temática  que se origina a proposta da pesquisa no ensino de história. "Este livro respondeu direta e indiretamente, a anseios, desejos, angústias e alegrias de minha prática de ensino na sala de aula e, quiçá, espero de muitos educadores.", destacou.

Para o Coordenador Geral do Fórum Estadual de Educação (FEE-TO), professor Alan BITAR, a obra contribuirá significativamente para a  melhoria do Ensino nas escolas, como referencial de pesquisa científica para professores e mestres. " O resultado do trabalho apresentado pela professora Malu Macedo nesta obra, sem dúvida contribuirá para a formação e o desenvolvimento do professor cientista, tornando a prática do ensino de história, muito mais transformadora e prazerosa; recomendo a sua leitura," destacou.

Sobre a autora

Maria de Lourdes Leôncio Macedo é graduada e pós graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente exerce a função de Superintendente de Educação Científica, Tecnológica e Profissional da Secretaria de Estado de Educação, Juventude e Esportes (SEDUC-TO) e membro do Fórum Estadual de Educação (FEE-TO). Atua como docente voluntária na Universidade da Maturidade (UMA), na Universidade Federal do Tocantins - UFT- Campus de Palmas. Faz parte do Grupo de Estudos Progero -UFT. Realiza pesquisas e estudos no método da História Oral nas temáticas: Ensino de História, História da África, Velhice, Pobreza e Desigualdade Social e Gerintologia.

Contatos da autora: malutocantins@gmail.com